Água-viva
"Os celenterados são também chamados cnidários. A água-viva, a caravela, a hidra e os corais são alguns exemplos de celenterados. Eles são aquáticos e vivem principalmente no mar.
A água-viva e a caravela têm vida livre e são levados pelas ondas. Os corais, a hidra e a actínia (anêmona-do-mar) vivem presos a um suporte, por exemplo, no fundo do mar ou sobre rochas.
Todos os celenterados têm o corpo formado por duas camadas de células, interligadas por uma substancia chamada mesogléia, que dá ao animal uma aparência gelatinosa.
Os celenterados podem apresentar-se sob duas formas: os pólipos ou medusas.
Pólipos: Os pólipos têm forma cilíndrica e vivem geralmente fixos, por exemplo, em uma rocha. Na sua extremidade livre, apresenta tentáculos em volta da boca.
Medusas: As medusas são geralmente semi-esféricas, como um guarda-chuva. Seus tentáculos contornam a margem do corpo, no centro do qual fica a boca. São carregadas pelas correntes, pois sua capacidade natatória é limitada.
Os celenterados possuem em seus tentáculos células urticantes ou cnidócitos. Essa células, também chamadas cnidoblastos, servem para a captura de alimentos e para a defesa do animal.
Os cnidócitos, pequenas células na forma de um saco, possuem uma cápsula (nematocisto), dentro da qual se encontra um filamento enrolado, que serve para injetar uma substância urticante. Cada cnidócito possui um cílio (cnidocílio) que, ao ser tocado, dispara um filamento. A ação conjunta de muitos cnidócitos podem ferir um predador ou paralisar rapidamente uma pequena presa. Uma vez descarregado, o cnidócito é substituído.
Quando uma presa é capturada por um celenterado, ela penetra pela boca do animal e chega até uma cavidade digestiva - aliás, o nome desse grupo vem de celo = "cavidade" e entero = "intestino". Nessa cavidade, o alimento é parcialmente digerido e depois absorvido por certas células, no interior das quais a digestão se completa. Por isso se diz que a digestão nos celenterados é extracelular (na cavidade digestiva) e também intracelular (no interior da células). Não possuindo ânus, esses animais eliminam pela boca os resíduos não aproveitáveis.
Os celenterados dividem-se em três grandes grupos:
*hidrozoários, representados pela hidra e pela caravela;
*cifozoários, representados pelas águas-vivas;
*antozoários, representados pelas actínias (ou anêmonas-do-mar) e pelos corais.
Queimaduras:
No caso de queimaduras por água-viva, aplicação de vinagre na área atingida diminui os efeitos da toxina e da dor. Água morna também ajuda a quebrar as enzimas da toxina. Mas atenção médica é absolutamente indispensável."
Fontes:
[Animais perigosos da Austrália]
[Portal Brasil: Seres Vivos]
2 Comments:
ain to estudando isso na facu =/
chato, muito chato =P
saudades de vc sumido
;** Pri
BUUUUH... Ow "Inconstante" num diz isso num guriaaa!!!
akosaspopoakos... =p
Eh mtu balah isso ae... vo ateh fzr meu TCC sobre toxinas de cnidários... MTU balah! Tri Nerd! aksopasapokspoapo :p
Na mas eh sério, mtu afudeh o post!
Parabéns ae! :)
Postar um comentário
<< Home